NOTÍCIAS

Click abaixo e conheça tudo sobre o MAPE.

MAPE – Movimento Amor por Pernambuco

 Click abaixo e conheça a carta do eleitor.

Carta ao eleitor

Termo de Compromisso com o Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil sem aborto.

 

Fique atento nas notícias no site do pe 360 graus:

http://pe360graus.globo.com/noticias/politica/

 

Nota de Agradecimento

O comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, parabeniza aos pró-vida do Estado pela participação no seminário de  lançamento da 4ª Caminhada Arquidiocesana (ecumênica) SIM à VIDA.
Na ocasião contamos com a presença de representantes de diversos movimentos sociais pró-vida, como o Movimento JAVÉ NOSSA JUSTIÇA, a Associação Jamais Abortar, o Grupo Respeito e Ética, o Grupo Cidadania Pela Vida (CPV-PE), o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, bem como as diversas pastorais e movimentos ligados a igreja Católica, a Igreja Anglicana, a Igreja do Nazareno, a Igreja Batista, a Associação Médicos Espíritas de Pernambuco, a Comissão Estadual do Espiritismo e a Federação Espírita Pernambucana.
Na abertura do evento o momento artístico ficou por conta do Cantor Silvério Pessoa que conduziu toda a platéia a uma verdadeira viagem pela paz em defesa da vida. Na seqüência tivemos a palavra de abertura com o Padre Adriano (coordenador da Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida) e o acolhimento feito pelo Arcebispo de Olinda e Recife às diversas autoridades de instituições ali representadas. Dom Fernando na sua acolhida convidou a todos para juntos com Igreja Católica realizarem a 4ª Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida no dia 26 de setembro de 2010.
 
Em seu pronunciamento o Arcebispo afirmou que a Igreja Católica Apostólica Romana defende a vida em qualquer hipótese”, não se admitindo o aborto nem mesmo nos casos de estupro.
Na sequencia, a Drª Lenise Garcia, Biológa, Professora da UNB e  Presidenta do Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto), abordando o tema BIOÉTICA, explicou que estudos e pesquisas de países que legalizaram o aborto mostram que, mesmo nos casos de estupro, as mulheres que fazem aborto sofrem consequências físicas e psicológicas, e que são sete vezes mais propensas ao suicídio, à necessidade de acompanhamento psicológico e psiquiátrico”
O evento contou também com a participação da Drª Margarida Felix, Psicóloga e membro do Movimento JAVÉ NOSSA JUSTIÇA, tratando do tema “Pacto de San José da Costa Rica”, e de Iraponan Arruda, Gestor de Segurança Pública e Coordenador Executivo do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, lançando a Campanha Nacional “A VIDA DEPENDE DO SEU VOTO”, convocando os presentes a divulgarem o site www.brasilsemaborto.com.br onde será postado o nome dos candidatos do estado de Pernambuco que assinarem o Termo de Compromisso Pela Vida.  
O encerramento não poderia ter sido mais emocionante, os cantores Silvério Pessoa e Israel Filho fecharam o evento cantando juntos a oração de São Francisco (…senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz…)
 
Agradecemos a presença dos candidatos à Deputado Estadual e Federal Gonzaga Patriota, Fabio Barros, Georgton Aciolly, bem como aos  representantes dos Vereadores Robson Leite, Josenildo Sinésio e André Ferreira.
 
 Paz e Vida!
 
 “Na luta em defesa da vida, só temo o silêncio dos bons”
     
Iraponan Chaves de Arruda
Coordenador Executivo
Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida
 (Brasil Sem Aborto)
 
CONTATOS:
 
(81) 88488706 / 32518129 (a noite)
 
Email:
cpv-pe@grupos.com.br
Orkut: CPV/PE – Brasil Sem Aborto
www.brasilsemaborto.com.br
www.frenteparlamentarpelavida.com.br

 

PLENÁRIA ESTADUAL DA CIDADANIA PELA VIDA

Participei no último dia 25 de julho, no auditório do Círculo Católico de Pernambuco, situado a Rua do Riachuelo, 105 – 10º andar – Boa Vista – Recife – Pernambuco, da 1ª Plenária Estadual do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto. Momento de muita alegria, informação e definições.
         Durante a recepção do evento foram colhidas as assinaturas de presença dos conselheiros estaduais, enquanto no telão do salão principal era exibido o filme “Vida no Ventre”.
        A Plenária foi aberta e presidida pelo Coordenador Executivo Estadual do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil, após composição da mesa com representantes de instituições das áreas política, religiosa e social. Formaram a mesa as seguintes autoridades: Iraponan Chaves de Arruda (Presidente do Conselho Estadual), Deputado Federal Luiz Bassuma (Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, do Congresso Nacional), Deputado Federal Gonzaga Patriota (Representante do Estado de Pernambuco na Frente Parlamentar em Defesa da Vida, do Congresso Nacional), Vereador Josenildo Sinésio (representante Católico na Câmara dos vereadores do Recife), Vereador André Ferreira (representante Evangélico na Câmara dos vereadores do Recife), Georgton Acioly (pré-candidato ao cargo de Deputado Estadual pelo PHS), Dr. Lamartine Hollanda (Cônsul Geral da Albânia), Dr. Márcio Miranda – Arquidiocese de Olinda e Recife (representante Católico), Drª Ana Lúcia Ribeiro Vasconcelos – Federação Espírita Pernambucana (representante Espírita), Reverendo Daniel Barbosa – Diocese Recife Comunhão Anglicana (representante Evangélico), Srª Claudjane Monteiro (Presidente do “Celebre a Vida”), Sr. Filipe Francisco da Silva – concebido em um ato de violência sexual (um dos símbolos do Movimento Brasil Sem Aborto no Estado de Pernambuco).
          Estiveram também presentes na Plenária, embora não compondo a mesa, a Drª Maria Luiza Hollanda Cavalcanti (Consulado da República Dominicana), Assessora Parlamentar Srª Adelma Medeiro Santos (em nome do Vereador Daniel Coelho), Assessora Parlamentar Marli Cleide S. Gomes (em nome do Vereador Fábio Barros), Assessor Parlamentar Sr. Filipe F. Silva (em nome do Vereador Robson Leite), Drª Margarida Maria Felix da Silva (Lions Club Candeias), Srª Elisabeth A. Farias (Paróquia Espinheiro), Cristiane M. de Sousa (Conselho de Moradores de Camaragibe), Michele Dias (Grupo Respeito e Ética), Marta Maria P. Cavalcanti (Igreja Batista Oásis), Carlos B. Leite de Sá (CHESF), Maria Margarida M. de Sá (CHESF), José Carlos E. Maciel (MOVPAZ) Luís Jorge Lira Neto (ADE-PE).
           Após a formação da mesa foi exibido o filme “FLORES DE MARCELA”, documentário que revela o carinho, o amor e a interação da família Ferreira de Jesus com o bebê Marcela Ferreira de Jesus, que apesar de ter nascido anencéfala viveu quase dois anos, contrariando todos os prognósticos médicos e argumentos abortistas que insistem em afirmar que os anencéfalos não são seres viventes.
O filme tem a direção e produção de Glauber Filho (do Filme Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito). Na sequência, ouvimos o Congressista Deputado Federal Luiz Bassuma – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, que deu suas considerações sobre o filme exibido, bem como sobre a maneira que vem se tentando aprovar o aborto no Brasil através do Supremo Tribunal, iniciando com a liberação de pesquisas com células embrionárias e tentando agora legalizar o assassinato de crianças anencéfalas ainda no ventre da mãe. O Deputado Luiz Bassuma ainda nos deu, em sua explanação, um panorama geral das ações da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Congresso, e do Movimento Nacional Brasil Sem Aborto em todo o território nacional, criando um clima de esperança e motivando os conselheiros presentes a 1ª Plenária Estadual, na luta em defesa da vida.
           Na sequência, em um momento de grande importância para o Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto foi realizada a cerimônia solene de assinatura do Termo de Compromisso Pela Vida.  Assinaram o Termo de Compromisso o Deputado Federal Gonzaga Patriota – PSB/PE, o pré-candidato ao cargo de Deputado Estadual Georgton Acioly – PHS/PE, o Vereador Josenildo Sinésio – PT/Recife, e o Vereador André Ferreira – PMDB/Recife, nos termos abaixo:
“por meio deste instrumento, firmo o meu compromisso em defender a vida humana desde a sua concepção, no âmbito deste município, mobilizando e conscientizando os parlamentares do Congresso Nacional a votarem contra toda e qualquer proposição legislativa, que tenha como fulcro a descriminalização/legalização do aborto do Brasil. Comprometo-me a incentivar, propor e realizar políticas públicas de apoio a maternidade assegurando, inclusive, a todas as gestantes o acesso universal ao pré-natal e todo o acompanhamento ginecológico e obstétrico necessário. Comprometo-me também a incentivar, propor e realizar políticas públicas educativas com o objetivo de promover uma educação sexual de jovens e adolescentes, tendo como parâmetro prepará-los para uma vida sexual responsável e saudável, que respeite e valorize a vida desde a concepção, uma vez que se trata do primeiro e mais fundamental de todos os direitos humanos: o direito à vida. Outrossim, autorizo a publicação por todos os meios de comunicação, inclusive na internet, deste termo de compromisso”.
         Após a assinatura do Termo de Compromisso Pela Vida os mesmo foram agraciados com um bóton (pezinho do tamanho e formato dos pés de uma criança com 10 semanas no ventre da mãe), símbolo internacional que identifica o membro pró-vida em qualquer parte do mundo, e que deve ser usado em todas as reuniões e ocasiões formais.
          Foi encerrada assim a primeira parte do evento, onde passamos para o intervalo (momento de confraternização).
          Na segunda parte, foi apresentada ao Conselho Estadual, pelo Presidente do Conselho, a Resolução nº 001 de 25 de julho de 2009, que cria o novo organograma e regulamenta as atividades do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, votada, aprovada por unanimidade e de assinada por todos os conselheiros.             
      A resolução nº 001/2009 tem o seguinte texto:
“Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida
Brasil Sem Aborto

Resolução Nº 001 de 25 de Julho de 2009.

A Plenária Estadual resolve:

Do Comitê

Artº 1º – O Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil                Sem Aborto é o representante do Movimento Nacional da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto no Estado de Pernambuco. Movimento da sociedade civil e da cidadania pernambucana é plural e democrático, de natureza suprapartidária e supra- religiosa. Suas ações serão pautadas pelos aspectos concernentes ao início da vida desde a concepção, firmados no campo da ciência, do direito e da bioética.

Artº 2º – O Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto reafirma também sua centralidade de reflexão e ação na promoção da pessoa humana e sua dignidade, desde a concepção, e na luta contra a prática e legalização do aborto.

Da Estrutura de Organização e Representação

Artº 3º – O Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto terá a seguinte estrutura de organização e representação:
1 – Conselho Estadual;
2 – Conselho Diretor;
3 – Coordenação Executiva Estadual;
     
Do Conselho Estadual

Art. 4º – O Conselho Estadual é a instância máxima de decisão do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, composto pela representação de instituições e entidades da sociedade civil e religiosa de âmbito estadual, pelos coordenadores dos comitês municipais, personalidades públicas no campo das ciências do bio-direito, bio-ética e da pesquisa científica, representantes do Estado nas Frentes Parlamentares em defesa da Vida em âmbito Federal, estadual e municipal e pelos membros da Coordenação Executiva Estadual e Núcleos Temáticos.

Parágrafo Único.    O Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto estará sempre aberto à participação de todos os movimentos, instituições, entidades e personalidades (que respeitem os objetivos do art. 2º e concordem com a participação do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto nos termos do art. 1º), seja por meio de convites feitos por sua Coordenação Executiva, ou por indicação
                de algum membro do Conselho Diretor. Entretanto, cabe a Coordenação Executiva Estadual a decisão final sobre a inclusão de novos membros do Conselho Estadual.

Artº 5º – O Conselho Estadual reunir-se-á anualmente, em sua Plenária Estadual, sempre no 1º (primeiro) sábado do mês de maio, cujo local e horário serão fixados pela Coordenação Executiva Estadual e comunicado aos conselheiros estaduais com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias e terá, além de outras finalidades, a realização da eleição do Coordenador Executivo Estadual, bem como o lançamento do tema e organização da Macha Estadual da Cidadania Pela Vida.

§ I – As decisões tomadas no âmbito do Conselho Estadual devem levar em consideração a diversidade religiosa e a pluralidade político-ideológica do Comitê e, nesse sentido, o consenso deve ser o elemento permanentemente almejado, visando a conquista da unidade, sem a qual não se pode construir e efetivar as ações estratégicas necessárias para impedir a legalização do aborto em nosso país.

§ II – O Coordenador Executivo Estadual preside o Conselho Estadual.

Do Conselho Diretor

Artº 6º  O Conselho Diretor  será composto pelo:
1) Coordenador Executivo Estadual (Presidente);
2) Coordenadores Estaduais Adjuntos;
3) Coordenadores(as) do Núcleo de Bio-Direito;
4) Coordenadores(as) do Núcleo de Bio-Ética;
5) Coordenadores (as) do Núcleo Pedagógico;
6) Coordenadores(as) do Núcleo de Mobilização da Juventude;
7) Coordenadores (as) do Núcleo de Articulação Municipal;
8) Vice-Presidência cuja indicação caberá as instituições que compõe o Conselho Estadual.
9)  Secretário (a) Geral da Coordenação Executiva Estadual;
10) Secretário (a) de Finanças da Coordenação Executiva Estadual;
11) Secretário (a) de Eventos da Coordenação Executiva Estadual;
12) Secretário(a) de Comunicação da Coordenação Executiva Estadual;

§ I – A Vice-Presidência Setorial constituem representação importante dos diversos segmentos da sociedade civil e religiosa, e cabe aos membros da Coordenação Executiva Estadual, ao Conselho Diretor, bem como a todos os membros do Conselho Estadual sensibilizar os respectivos setores quanto a importância desta representação no Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, cujo objetivo maior é a unificação da sociedade pernambucana e brasileira em torno da luta em defesa da vida e, nessa conjuntura, contra a legalização do aborto.

§ II  – O Conselho Diretor reunir-se-á a cada 3(três) meses (sempre no 3º sábado), ou em razão de convocação da Presidência ou de um de seus membros, com o aval da Coordenação Executiva Estadual.

§ III  -  A 1ª reunião do Conselho Diretor será no dia 15 de agosto 2009, as 15:00h em local a ser divulgado.
 § IV -  O Coordenador Executivo Estadual preside o Conselho Diretor.

Da Coordenação Executiva Estadual

Artº 7º – A Coordenação Executiva Estadual terá a seguinte estrutura:
1 – Coordenador Executivo (a) Estadual;
2 – Coordenador (a) Adjunto (a);
    3 – Coordenador(a) do Núcleo de Bio-Direito;
    4 – Coordenador(a) do Núcleo de Bio-Ética;
    5 – Coordenador (a) do Núcleo Pedagógico;
    6 – Coordenador(a) do Núcleo de Mobilização da Juventude;
    7 – Coordenador (a) do Núcleo de Articulação Municipal;
8 – Secretário (a) Geral;
9 – Secretário (a) de Finanças;
10 – Secretário (a) de Eventos;
11 – Secretário (a) Comunicação;

§  I – Cabe ao Coordenador Executivo Estadual junto com os membros da Coordenação Executiva Estadual coordenar as atividades do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto de acordo com as diretrizes gerais e específicas aprovadas pelo Conselho Estadual, bem como seguindo as orientações do Conselho Diretor.

§  II -  A Coordenação Adjunta é composta por 2 (dois) membros com voz e voto nas decisões da Coordenação Executiva Estadual.

§  III – Cada Coordenação de Núcleo será composta por 2(dois) membros, tendo cada uma direito a voz e 01(um) voto nas decisões da Coordenação Executiva Estadual.

§  IV – Em casos de empate nas votações das citadas decisões, cabe ao Coordenador Executivo Estadual o voto de desempate.
Artº 8º – O mandato da Coordenação Executiva Estadual será de dois anos a contar do 1º (primeiro) sábado do mês de maio de 2010, quando será realizada a 2º Plenária Estadual do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto.
§ I – O Coordenador Executivo Estadual será eleito pelo Conselho Estadual durante a Plenária Estadual em votação secreta (havendo mais de um candidato), e os demais membros da Coordenação Executiva Estadual serão escolhidos pelo Conselho Diretor que terá o prazo de 30 (trinta) dias para indicar e/ou votar os nomes.
§ II – Em caso de vacância por morte ou qualquer outro impedimento do Coordenador Executivo Estadual, cabe ao Conselho Diretor fazer a escolha do Coordenador Executivo  Estadual interino e antecipar, se for o caso, a convocação da Plenária Estadual  para realizar uma nova eleição.
§ III – Em caso de vacância por morte ou qualquer outro impedimento dos demais membros da Coordenação Executiva Estadual, cabe ao Conselho Diretor fazer em até 30 dias a escolha do novo membro.

Da Marcha Estadual da Cidadania Pela Vida
 
Artº 9º A Marcha Estadual da Cidadania Pela Vida constitui o principal evento de participação popular do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto, característica que deve ser mantida e estimulada visando a mobilização permanente da sociedade pernambucana contra a prática do aborto, devendo também ser estimulados a realização de atos públicos ou eventos de massa nos Municípios do Estado, com o objetivo de contribuir para a crescente da Marcha Estadual da Cidadania Pela Vida que se realizará anualmente, no ultimo domingo do mês de agosto.

Parágrafo Único. A Coordenação da Marcha Estadual da Cidadania Pela Vida será composta pela representação dos movimentos, entidades, grupos e comunidades no âmbito da Região Metropolitana do Recife e entorno sob coordenação geral do Coordenador Executivo Estadual.

Artº 10º – A sede do Comitê Estadual da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto é em Recife – Pernambuco.

Artº 11º – Esta resolução terá registro em cartório de títulos de documentos para os devidos efeitos legais.

Artº 12º – Esta Resolução é revogadora de todas as disposições em contrário e entra em vigor na data de sua aprovação.

Artº 13º – Os atos omissos nesta Resolução serão resolvidos pelo Conselho Diretor em suas reuniões ordinárias e/ou extraordinárias, com registro em ata de todas as deliberações.
                                                                                                                         Recife, 25 de julho de 2009”

                         Após apresentação da resolução o Presidente do Conselho facultou a palavra aos presentes. Os Conselheiros Dr. Eduardo Barreto Campello, Dr. Márcio Miranda, Drª Rozane Nicéas, Sr. Ricardo Brasil e Sr. Filipe Silva fizeram uso da palavra, todos com o mesmo tom de motivação em devesa da vida desde a concepção.
                        Estiveram presentes na 1ª Plenária Estadual 77 (setenta e sete) membros do Conselho Estadual, e 18 (dezoito) representantes de instituições do Conselho Diretor, sendo:  André Quirino (Circulo Católico de Pernambuco), Ana Lúcia Ribeiro de Vasconcelos (Federação Espírita Pernambucana),  Ricardo Brasil (Associação Jamais Abortar), Diniz Batista da Silva (Movimento dos FOCOLARES), Rozane Maria Rocha Nicéas (Associação Médicos Espíritas de Pernambuco), José Damião C. Francisco (Voluntários Amigos da Luz), Pastor Luiz Eduardo Sanguinetti Soares (Associação Batista de Ação Social da Convenção Batista de Pernambuco), Reverendo Daniel Barbosa da Silva (Diocese Recife Comunhão Anglicana), Márcio L. T. S. Borba (Javé Nossa Justiça), Luís Jorge Lira Neto (Associação de Divulgadores do Espiritismo de Pernambuco), Sônia Gonçalves Santos ( Grupo Espírita Francisco de Assis), Sônia Gonçalves Santos ( Lar de Clara), Everaldo José de Almeida (Conselho de Moradores de Nova Descoberta), Paulo Roberto Menezes de Almeida (Movimento Católico Obra dos Santos Anjos), Ana Lúcia Ribeiro (Casa Transitória Nosso Lar), Almir Anízio da Silva ( Igreja Batista Central em Casa Amarela), Claudjane Monteiro (Celebre a Vida).
                        O Presidente do Conselho Estadual solicitou então a todos os membros do Conselho Diretor que assinassem a resolução 001/2009, passando assim às assinaturas, e logo após, encerrando a 1ª Plenária Estadual do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida- Brasil Sem Aborto.
                       
Iêdja Batista Andrade Chaves de Arruda
Secretária Geral
Iraponan Chaves de Arruda
Coordenador. Executivo Estadual
A expectativa, Senhor Presidente, é firmarmos posição a respeito dessa questão polêmica que é o aborto. O momento é de se pensar na vida e em sua existência

2 responses

21 08 2010
Iraponan Arruda

O Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto- tem a honra de possuir em seu quadro de candidatos legisladores pela vida, desde 2007, o candidato e futuro Deputado Estadual Georgton Acioly.

Georgton será um dos representantes do Brasil Sem Aborto na Frente Parlamentar em Defesa da Vida, na Assembléia Legislativa do Estado. Nosso amigo, por solicitação dos pró-vida de Pernambuco, vem acompanhando de perto as ações e projetos que que vizem legalizar ou descriminalizar o aborto no Brasil. Georgton, além de discursar dizendo SIM à VIDA e de defender projetos de interesse da a Igreja, da vida e da família, apóia e patrocina as ações do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida aqui no Estado, seja com sua presença, seu discurso ou com apoio logístico e material, tendo sido incansável defensor do nascituro, o que faz dele nosso candidato Pró-Vida.

Iraponan Chaves de Arruda
Coordenador Executivo
Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida – Brasil Sem Aborto

25 08 2010
Georgton Acioly

Estou muito orgulhoso de fazer parte desse projeto e de poder conhecer pessoas como Iraponan, pessoas humanas que não lutam por causas próprias e sem em defesa dos incapacitados, em defesa da vida, é com muita satisfação que me desponto não só ao movimento mas também a você Iraponan e a todos que queiram fazer parte desse projeto!
DEUS abençoei a todos, PAZ e BEM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: